«Não importa o tamanho da Montanha, ela não pode tapar o Sol!»

Foi num ambiente singular e também num misto de saudade que no passado Sábado, dia 26 de Março de 2011, teve lugar na Casa das Beiras, em Toronto, uma Festa de Angariação de Fundos para a construção da nova Sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato.

Com casa cheia, esta Festa juntou, na sua maioria, naturais do Concelho de Carregal do Sal que, prontamente, responderam ao apelo para ajudar a Corporação.

Foi, de facto, uma festa solidária que acabou por ser para muitos um reencontro de amigos.

E interpretando a frase que serve de intróito a esta notícia, parece importante evidenciar que são os valores da amizade, da fraternidade e da solidariedade que mais aproximam as pessoas, que, de forma generosa e altruísta, estão sempre na primeira linha, disponíveis, para com as associações da terra que as viu nascer. Afinal, a distância não faz cair no esquecimento das pessoas a ligação às suas origens. Assim foi na Festa do passado Sábado que, para além do jantar principescamente servido, teve animação a cargo do Rancho Folclórico Académico de Viseu, da artista Fátima Ferreira e do Martins Sound Mix Entertainment. Representaram a Associação Humanitária o Vice-presidente da Direcção, António Manuel Ribeiro e o Comandante, Fernando José Coelho Pessoa da Silva Campos.

A participação e a alegria estiveram bem patentes nos convivas, mas a organização da Festa, essa, ficou a dever-se ao inexcedível empenho de três grandes amigos dos Bombeiros Voluntários: José Gomes, Virgílio Lima e Luís Medeiros. Não existem palavras para descrever a forma elevada como estes carregalenses se empenharam na promoção da Festa convívio.

De referir, também, que ficou bem patente que, no futuro, estas iniciativas englobarão as duas Associações Humanitárias de Cabanas de Viriato e de Carregal do Sal unindo, também, as duas comunidades do Canadá e dos Estados Unidos, permitindo um trabalho solidário a favor das duas associações do Concelho de Carregal do Sal. A deste ano teve por base um pedido há muito formulado pelos Bombeiros de Cabanas de Viriato e com um fim específico que foi ajudar a custear as despesas do novo Quartel, designadamente as que não puderam ser comparticipadas pelo QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional e Município de Carregal do Sal.
Foram angariados 11.925 dólares para que os Soldados da Paz possam no futuro próximo servir ainda melhor as comunidades, com as modernas instalações e equipamentos do novo Quartel.

Nas suas intervenções, Vice-presidente da Direcção e Comandante agradeceram à Casa das Beiras a cedência das suas instalações, a maravilhosa recepção que tiveram e a participação de todos os presentes. José Gomes, na qualidade de organizador e anfitrião agradeceu a presença dos participantes e a sua inexcedível colaboração, explicando e reiterando a informação de que a Festa de 2011 tinha sido organizada na sequência de um pedido dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato, mas que, de futuro, este tipo de iniciativas deve abranger as duas Associações Humanitárias.

A iniciativa pautou-se por um grandioso convívio e um encontro ou reencontro de pessoas que, apesar da distância não deixam cair no esquecimento a ligação às suas origens.

A representação da Associação Humanitária foi, ainda, prendada com a visita a uma Fire Station, em Toronto, visita essa que teve como intérprete um bombeiro português de uma outra unidade, de modo a que pudesse ficar a conhecer um pouco mais da realidade local.

Palavras mais para quê!…

A saudade é uma palavra bem portuguesa e é mais sentida quando se realizam este tipo de iniciativas.

O nosso agradecimento é enorme e profundo para todos sem excepção e também para a Casa das Beiras, uma importante colectividade ao serviço da comunidade portuguesa. Desta forma, à boa maneira beirã: O nosso Bem-Haja.

No entanto, permitam-nos que possamos destacar de novo, neste agradecimento, os contributos de José Gomes, Virgílio Lima e Luís Medeiros, como organizadores inexcedíveis da Festa convívio.

O convite para nos visitarem ficou lançado; queremos, na altura da visita, estar à altura de vos retribuir toda a generosidade que para connosco tiveram.
Com um abraço do tamanho do Mundo.