A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato nasceu por iniciativa e boa vontade de alguns ilustres Cabanenses que se reuniram no Edifico do Teatro, fundado em 1872 onde funcionava o Grupo Dramático.

Em 1935 o Grupo Dramático levava a efeito um espectáculo não se chegando porém a um acordo sobre a aplicação do dinheiro que o mesmo rendesse. Foi então proposto que a referida verba constituísse o capital inicial para a compra de uma bomba manual de incêndios (Carreta). Como a importância realizada era insignificante para o fim em vista, as Senhoras do Grupo Dramático tomaram a iniciativa de promover uma subscrição, levando a efeito a realização de varias festas cujo o produto veio engrossar a importância inicial, sendo necessário angariar cerca 10.000$00 o que só foi possível conseguir um ano depois.

Conseguida a aquisição da Bomba e alguns metros de mangueira pensou-se em entregar os referidos bens á Junta de Freguesia o que não aconteceu devido as pequenas receitas pelo que não poderiam manter um serviço de incêndios em que o orçamento anual era de 1000$00 ano.

Por essa razão O Grupo Dramático fez a entrega do material adquirido a uma comissão que constituiu a Associação de Bombeiros, sendo oficializada em 07 de Setembro de 1935.A partir desta data foi adquirido diverso material nomeadamente, escadas crochet, escadas portuenses de quatro lances e a primeira viatura motorizada de marca “ Hudson ”.O Património foi enriquecido com a doação do Edifico do Teatro e uma telefonia pelo Grupo Dramático, sendo este uma fonte de angariação de receitas durante largos anos.

Nos anos seguintes foram adquiridas vários equipamentos sendo o ano de 1965 muito importante com a aquisição do segundo Pronto Socorro marca Opel e a primeiro motobomba “Escol”.Em 1970 o parque automóvel foi enriquecido mercê da benemerência da Fundação Calouste Gulbenkian com a oferta da primeira Ambulância de marca Volkswagen equipada com duas macas e uma cadeira ortopédica. A partir desta data a vida da Associação foi sendo enriquecida com a aquisição de diverso material de combate a incêndios ,de primeiros socorros e equipamento auto, para fazer face aos inúmeros pedidos de socorro.

Em 1985 foi necessário proceder remodelação e ampliação da sede com apoio dos sócios e do poder central. Após este período a vida da Associação tem evoluído quer em meios humanos, quer em equipamentos para fazer face as crescentes solicitações, sendo necessário e imperioso a construção do novo quartel.

Esta Colectividade dispõe já de terreno e projecto para a sua construção, considerado pela Tutela como sendo de prioridade máxima.