Realizou-se no passado dia 26 de Dezembro pelas 21.30 h., a Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato em sessão ordinária, convocada para aprovar a proposta do plano de Acão e orçamento para o ano económico de 2016.
A sessão teve lugar na sala de reuniões do novo quartel, com presença de 31 sócios, incluindo os dirigentes que tomaram lugar na mesa que conduziu os trabalhos, presidida por José Pereira Dias, presidente da Assembleia-Geral.
Após a abertura dos trabalhos, foi lida a ata da reunião anterior pelo secretário da Assembleia Geral, Fernando José Dias Pereira, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade.
Não tendo havido qualquer pedido de intervenção no Período de antes da ordem do dia, passou-se ao 2º e principal ponto da Convocatória.
Neste ponto, tomou a palavra Alexandre Castanheira Martins, secretário da Direção, que fez leitura do plano de Acão e orçamento, ao mesmo tempo que era acompanhada da visualização desses documentos em projeção PowerPoint. Nas suas linhas gerais, o plano de Acão prevê a continuidade de uma gestão de equilíbrio financeiro, a promoção de eventos de forma a angariar fundos e manter viva a imagem da Associação, a alienação de património não utilizável, a aquisição de um VUCI e uma ABSC, Arranjo do antigo Teatro, Programa de eficiência energética (POSEUR) e a ampliação da Oficina do novo quartel.
O orçamento é composto pela demonstração de resultados previsional que contém um valor de rendimentos estimado de quatrocentos e sessenta mil e setecentos euros e um valor de gastos estimado em quatrocentos e quarenta e seis mil e quinhentos e vinte euros, estimando-se um resultado líquido positivo de catorze mil cento e oitenta euros.
De notar que parte significativa dos bens adquirir ou a melhorar, são suscetíveisde candidaturas a fundos comunitários, podendo a sua aquisição não ocorrer durante o próximo exercício económico. No entanto, estão refletidos na demonstração de resultados através da sua quota mínima de depreciação e subsidio correspondente.
Após colher o parecer favorável do Conselho Fiscal, o plano de Acão e orçamento foi colocado à votação, saindo aprovado por unanimidade.
Por fim, o presidente da Assembleia geral deu por encerrada a respetiva assembleia, expressando votos de um bom ano novo.