Dando continuidade ao seu plano anual de instruções, os BV de Cabanas de Viriato realizaram no passado domingo dia 30 de junho mais uma instrução, desta vez em Pardieiros, uma localidade da Freguesia de Beijos, que faz parte da sua área operacional.

Com destaque para as atividades de socorrismo, salvamento e desencarceramento , incêndios urbanos e florestais os BV de Cabanas de Viriato fizeram algumas demonstrações para cerca de 4 dezenas de populares que estavam a assistir na sede da Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Pardieiros.

Antes do início dos trabalhos usou da palavra o Sr. Presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária de Cabanas de Viriato, José Pereira Dias, para agradecer o acolhimento da Associação dos Pardieiros e realçar a importância de apoiarem e colaborarem com os bombeiros.

Agostinho Nascimento, Presidente da Junta de Freguesia de Beijós agradeceu a escolha da localidade da sua Freguesia, Pardieiros para a realização desta instrução. Por último O Presidente da Direcção Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Pardieiros Senhor Marco Figueiredo também mostrou o seu agrado pela realização daquela atividade naquele espaço.

As tarefas começaram pela estabilização de uma vítima que sofreu um atropelamento seguido de extração de outra vítima encarcerada dentro da viatura.

No que respeita aos procedimentos de combate a incêndios foi abordada a colocação de equipamento de proteção individual bem como do ARICA (Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto) equipamento respiratório utilizado quando precisam agir em atmosferas potencialmente tóxicas, com baixo teor de oxigénio. Demonstrou-se ainda a extinção de fogo, por abafamento, com recurso a espumífero usando agulhetas de baixa e média expansão e extintores. À medida que os trabalhos iam sendo desenvolvidos era feita uma explicação para a população que estava a assistir.

Para a parte final estava reservado o batismo dos novos bombeiros que concluíram a formação inicial de bombeiro com aproveitamento, dois este ano (Ana Figueira e Ricardo Pessoa) e dois no ano passado (Rui Loureiro e Ricardo Barros).