Historial Hudson Super Six
HUDSON SUPER SIX DE 1929
Esta viatura de marca Hudson modelo super six equipado com um motor super six de 1929, seis cilindros em linha a gasolina com cerca de 3800 cc, oferecido depois da I Grande Guerra por amigos Belgas do Cônsul Dr. Aristides Sousa Mendes, sendo transformado para o formato actual de sete lugares, inicialmente era um carro de passeio de quatro lugares, ficando dois na parte dianteira e os restantes no porta bagagens.
Este veiculo veio substituir a antiga carreta, uma bomba manual puxada e conduzida por vários bombeiros, era na altura considerado como uma “coqueluche”.
Esteve ao serviço da população até 1960, fazendo Socorro, funerais e até foi uma vez a Coimbra levar um doente. Depois desta data recolheu a um barracão onde esteve adormecido até 1970 altura em que foi doado ao Inspector de então da Inspecção Regional de Bombeiros do Norte que pretendia fazer o museu
Nacional do Bombeiro em troca por uma viatura nova de marca Land Rover.
Este museu nunca foi construído pelo que em 1980 um grupo de Cabanenses e alguns Bombeiros foram a sua procura e encontraram o nosso velho Hudson “abandonado” numa garagem da Câmara Municipal do Porto, vandalizado e com falta de parte do seu equipamento, tudo que era metal amarelo incluindo algumas peças mecânicas como o seu carburador (sistema de burrinho)1.
Chegado a sua Terra Natal iniciou-se uma campanha de angariação de fundos e conseguiu-se restituir-lhe a sua forma original embora ainda com falta de alguns equipamentos.
Em 2008 levou uma reparação geral liderada por um grupo de Bombeiros e Amigos. Esta nossa relíquia tem já um lugar cativo no nosso novo quartel.
1 Sistema de “burrinho” constituído por um recipiente por cima do carburador que recebe a gasolina por gravidade com uma válvula de controle de entrada de combustível que depois de cheio corta o abastecimento para poder ser queimado voltando a abrir-se conforme o consumo.