A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato procedeu ao baptismo de duas novas ambulâncias, uma de emergência pré-hospitalar e outra de transporte de doentes, adquiridas no âmbito da comparticipação do Pacto Adices Leader/Proder, levando a efeito no passado dia 27 de Maio um alargado programa festivo.

Esse programa foi iniciado às 09h00 com a hastear das bandeiras na parada do novo quartel, onde também foram recebidas as entidades oficiais e se deu início, cerca das 10h00, ao desfile apeado até ao salão do antigo Teatro dos Bombeiros, situado no edifício do anterior quartel, local onde decorreu uma sessão solene para imposição de medalhas de serviços distintos aos comandantes do quadro de honra António Pessoa Fernandes e António de Sousa Tavares e, a título póstumo, ao antigo presidente da direcção Fernando da Silva Campos.

Sem significativa adesão por parte da comunidade local, o salão apresentou reduzida assistência, maioritariamente constituída por directores da Associação, familiares dos homenageados, bombeiros e convidados, destacando-se entre estes as presenças de João Figueiredo, deputado da Assembleia da República, e de José de Barros Figueiredo, presidente da Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato.

Presidiu a sessão solene o presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, Atílio Nunes, acompanhado na mesa de honra por Jorge Saraiva, presidente da Assembleia Municipal, Rebelo Marinho, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu, César Fonseca, comandante operacional distrital (CODIS), José Pereira Dias, presidente da Assembleia Geral, Júlio Sousa, presidente da Direcção, Luís Fidalgo, presidente do Conselho Fiscal, e Fernando Campos, comandante da respectiva corporação.

Antes da imposição das medalhas, usaram da palavra José Pereira Dias, César Fonseca e Rebelo Marinho em intervenções de circunstância e de enaltecimento ao acto ali praticado e ao merecimento daquelas distinções, tendo o presidente da Assembleia Geral da Associação e o presidente da Federação expressado também acentuadas críticas a decisões do poder central de que as associações se sentem prejudicadas, sobretudo no respeitante ao novo sistema de gestão de transportes de doentes.

A imposição das medalhas foi feita por César Fonseca a António de Sousa Tavares, por Júlio Sousa a António Pessoa Fernandes e por Fernando Campos a Fernando da Silva Campos, homenageado na pessoa do filho António Lopes Campos. Depois deste ter subido ao palco para agradecer publicamente a homenagem ao pai, coube ao presidente da Câmara encerrar a sessão. Atílio Nunes deu, então, os “parabéns a todos por esta belíssima ideia de homenagear gente que tanto deu a esta casa”, dando ainda realce ao facto de a Câmara ter vindo a cumprir o seu dever com esta associação de bombeiros, assim como com a sua congénere de Carregal do Sal, concluindo com a promessa de que tudo fará para que isso continue a acontecer.

Depois da sessão solene foi feito novo desfile apeado até à igreja paroquial, para participação na missa dominical, às 11h30, celebrada pelo pároco Marco Cabral, à qual se seguiu uma cerimónia de entrega de divisas de promoção de 5 bombeiros de formação inicial a bombeiros de 3.ª classe, de 11 bombeiros de 3.ª a 2.ª classe, de 6 bombeiros de 2.ª a 1.ª classe e de 3 bombeiros de 1.ª classe a sub-chefes. A Associação aproveitou, assim, a oportunidade para dar por concluído o processo de promoção de alguns elementos do corpo activo, após um período de formação que culminou com a realização de exames teórico-práticos.

Por fim, procedeu-se ao baptismo das duas ambulâncias, com bênção pelo pároco e descerramento de placa em cada uma delas, onde consta que foram adquiridas no âmbito do referido Pacto Adices Leader/Proder com apoio da Fundação Lapa do Lobo, dos Amigos da Comunidade Portuguesa da América, do Dr. Carlos Adolfo Rodrigues e da Juvebombeiro. Conforme realçado na condução da apresentação de Filipa Rodrigues, bombeira e elemento preponderante da Juvebombeiro, estas viaturas não só reforçam o parque automóvel da associação como também o renovam, permitindo assim que as velhinhas ambulâncias “vivam a sua reforma” e deixem as novas “servir melhor a população”.

Lino Dias in Defesa da Beira