A tradicional Ceia de Natal da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato, realizada no último sábado, 21 de Dezembro, constituiu, como tem sido habitual, um convívio de agradável e salutar confraternização, participado por bombeiros, dirigentes, familiares e convidados, reunindo duas centenas de pessoas.

Entre os convidados com lugar na mesa de honra contavam-se João Figueiredo, deputado da Assembleia da República, Jorge Gomes, presidente da Assembleia Municipal de Carregal do Sal, José Sousa Batista, vice-presidente da Câmara Municipal, José Dias Batista, vereador do movimento associativo, Cristina Pais, vereadora, José Figueiredo, presidente da Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato, Carlos Batista, presidente da Junta de Freguesia de Beijós, João Batista, presidente da Assembleia da mesma freguesia, Cláudia Santos, tesoureira da Junta de Freguesia de Oliveira do Conde, Joana Carvalho Lopes, 2.º comandante da Associação dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal, Luís Figueiredo, vice-presidente da Assembleia Geral da mesma associação, Natália Moreira, tesoureira da Associação dos Bombeiros Voluntários de Nelas, Hermínio Marques, director do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, Jorge Portugal, chefe da Repartição de Finanças, e Elsa Figueiredo, presidente da Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira do Conde.

Compareceram mais tarde, depois da refeição, o pároco Marco Cabral e o presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, Rogério Abrantes, deslocados de outros compromissos ocorridos à mesma hora.

O tradicional bacalhau cozido com batatas e couves constituiu o prato principal da ceia, abastada ainda de entradas e sobremesas. Fraternidade, união e alegria foram notas reinantes deste convívio, o qual, além dos habituais discursos, deu também ocasião à divulgação da receita apurada pela JuveBombeiro com o baile solidário no sábado anterior e à distribuição de 50 fardamentos ignífugo e de pólos de inverno aos bombeiros da própria corporação.

Os fardamentos ignífugo (que não ardem), para uso no combate a incêndios florestais, foram adquiridos com dinheiro angariado nos EUA através de uma festa organizada para o efeito no estado da Virginia por Vítor Correia, de Cabanas de Viriato, juntamente com dois conterrâneos ali emigrados, da qual resultou uma ajuda de 20.500 dólares. A esse dinheiro juntou-se a receita angariada no baile solidário, tendo a bombeira Filipa Rodrigues anunciado, em nome da JuveBombeiro, a entrega à direcção de 2.500 euros, restando à Associação suportar o restante valor do custo (25.000 euros) do fardamento ignífugo.

Houve também ocasião para agradecer a colaboração dos cozinheiros e ajudantes, enaltecer o trabalho dos bombeiros, fazer a apresentação da remodelação do site da Associação, proceder à distribuição das prendas aos filhos dos bombeiros, assim como para cantar os parabéns ao 2.º comandante, Luís Abreu, que naquele dia completou 49 anos de idade.

A juntar a isso, Helena Barros (Lenita), vogal da direcção, leu um poema dedicado aos bombeiros, que escreveu no dia 28 de Agosto deste ano, no momento de angústia vivido com a morte da Cátia e do Bernando, em resultado dos incêndios no Caramulo. Num impulso espontâneo, todos os presentes aplaudiram de pé a memória daqueles inditosos jovens bombeiros da corporação de Carregal do Sal. Ao receber aquele poema para arquivo, o comandante Fernando Campos fez saber que o mesmo iria ser encaixilhado e afixado num lugar de destaque. Por recordação do comandante, houve ainda palmas para Luís Carlos Nobre, bombeiro da sua corporação falecido em Fevereiro num abate de eucaliptos.

Além da cooperação de habituais colaboradores na confecção da refeição, também uma parte dos produtos confeccionados e a doçaria da sobremesa foram oferecidos à Associação por familiares e amigos, cujos agradecimentos foram feitos, em momentos distintos, por José Pereira Dias, presidente da Assembleia-Geral, e por Júlio Almeida e Sousa, presidente da Direcção.

Renovou-se, assim, esta festa de união entre a grande família que são os bombeiros, seus dirigentes, familiares e colaboradores, com o sentimento do dever cumprido, recordando igualmente os que já partiram de memória tão recente e em circunstâncias tão funestas.

Como tem vindo a suceder desde há uns anos, o serviço de emergência no quartel desta associação durante a ceia foi garantido por bombeiros da corporação de Carregal do Sal, possibilitando a presença de todos os bombeiros da corporação de Cabanas de Viriato no seu convívio de Natal. Igual entendimento das boas relações existentes entre estas duas associações do concelho foi verificado uma semana antes, por ocasião da ceia de Natal dos bombeiros da sede do concelho.

                                                                                                                                                                                                                                                                                          Lino Dias in Farol da Nossa Terra